"Deito a cabeça no travesseiro e aqueles pensamentos desagradáveis ficam percorrendo minha mente..."
- Sérgio Ornelas
- 6 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2023
O que é ansiedade?
A ansiedade é o que sentimos quando estamos preocupados, tensos ou com medo – principalmente sobre coisas que estão para acontecer ou que pensamos que podem acontecer no futuro.
A ansiedade é uma resposta humana natural quando sentimos que estamos sob ameaça. Pode ser experimentado através de nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas.
"Deito a cabeça no travesseiro e aqueles pensamentos desagradáveis ficam percorrendo minha mente. Não condigo controlar e nem mesmo focar em outra coisa"
A maioria das pessoas se sente ansiosa às vezes. É particularmente comum sentir alguma ansiedade ao lidar com eventos ou mudanças estressantes, especialmente se eles puderem ter um grande impacto em sua vida.
Se você está se sentindo ansioso ou tendo uma crise de ansiedade, agora, consulte nossa agenda, converse com um especilista.
Qual é a resposta 'lutar, fugir ou congelar'?
Como todos os animais, os seres humanos desenvolveram maneiras de nos ajudar a nos proteger do perigo. Quando nos sentimos ameaçados, nossos corpos reagem liberando certos hormônios, como adrenalina e cortisol, que podem ser úteis. Esses hormônios:
Nos fazem sentir mais alertas, para que possamos agir mais rapidamente
Fazer nossos corações baterem mais rápido, enviando sangue rapidamente para onde é mais necessário.
Depois que sentimos que a ameaça passou, nossos corpos liberam outros hormônios para ajudar nossos músculos a relaxar. Isso às vezes pode nos fazer tremer.
Isso é comumente chamado de resposta de 'lutar, fugir ou congelar' - é algo que acontece automaticamente em nossos corpos e não temos controle sobre isso.
Sair de casa é um desafio porque tenho medo de entrar em pânico e sentir que estou sendo observado ou julgado. É simplesmente horrível. Quero ajuda, mas tenho medo de ser julgado.
Quando a ansiedade é um problema de saúde mental?
A ansiedade pode se tornar um problema de saúde mental se afetar sua capacidade de viver sua vida tão plenamente quanto você deseja. Por exemplo, pode ser um problema se:
Seus sentimentos de ansiedade são muito fortes ou duram muito tempo
Seus medos ou preocupações são desproporcionais à situação
Você evita situações que podem fazer com que você se sinta ansioso
Suas preocupações parecem muito angustiantes ou são difíceis de controlar
Você experimenta regularmente sintomas de ansiedade , que podem incluir ataques de pânico
Você acha difícil realizar sua vida cotidiana ou fazer coisas de que gosta.
Como posso me ajudar?
Viver com ansiedade pode ser muito difícil, mas existem medidas que você pode seguir que podem ajudar. Esta página tem algumas sugestões para você considerar.
Falar com alguém em quem você confia sobre o que o está deixando ansioso pode ser um alívio. Pode ser que apenas ter alguém para ouvi-lo e mostrar que se importa pode ajudar por si só.
Tente gerenciar suas preocupações
A ansiedade pode tornar muito difícil parar de se preocupar. Você pode ter preocupações que não pode controlar. Ou você pode sentir que precisa continuar se preocupando porque parece útil – ou que coisas ruins podem acontecer se você parar.
Pode ser útil tentar diferentes maneiras de lidar com essas preocupações. Por exemplo, você poderia:
Reserve um tempo específico para se concentrar em suas preocupações – para que você possa se assegurar de que não se esqueceu de pensar nelas. Algumas pessoas acham que ajuda definir um cronômetro.
Anote suas preocupações e guarde-as em um local específico – por exemplo, você pode escrevê-las em um caderno ou em pedaços de papel que você coloca em um envelope ou pote.
Cuide da sua saúde física
Tente dormir o suficiente. O sono pode lhe dar energia para lidar com sentimentos e experiências difíceis.
Pense na sua dieta. Comer regularmente e manter o açúcar no sangue estável pode fazer a diferença no seu humor e níveis de energia.
Tente fazer alguma atividade física. O exercício pode ser realmente útil para o seu bem-estar mental.
Tente exercícios respiratórios
Exercícios de respiração podem ajudá-lo a lidar e se sentir mais no controle.
Respire... lembre-se sempre de respirar. Reserve um tempo para inspirar. É a coisa mais simples, mas é esquecida nos ataques de pânico.
A atenção plena pode ajudar com a ansiedade? Mindfulness é uma forma de dar toda a sua atenção ao momento presente. Algumas pessoas acham que a atenção plena é útil para lidar com certos transtornos de ansiedade , mas outras pessoas dizem que isso as faz se sentir pior. Uma das razões para isso é que algumas pessoas acham que perceber seus pensamentos negativos é muito intenso e isso pode fazer com que se sintam pior. Se você tentar a atenção plena e ainda se sentir mal, pergunte ao seu médico ou terapeuta sobre outras coisas que você pode tentar.
Mantenha um diário
Pode ser útil anotar o que acontece quando você fica ansioso ou tem um ataque de pânico. Isso pode ajudá-lo a identificar padrões que desencadeiam essas experiências para você ou a perceber os primeiros sinais de que elas estão começando a acontecer. Você também pode anotar o que está indo bem. Viver com ansiedade pode significar que você pensa muito sobre coisas que o preocupam ou são difíceis de fazer. É importante ser gentil consigo mesmo e perceber as coisas boas também.
Considere a ajuda de um profissional especializado, você pode se surpreender. Agende seu atendimento.